Perguntas freqüentes sobre envio de fax

Se eu tiver ignorado a configuração de fax no início, preciso executar o instalador novamente para configurar o fax?

Não é preciso executar o instalador novamente. É possível definir e configurar o fax através do software do fax que foi instalado com o software da impressora.

  1. Conecte a impressora à linha telefônica. Para obter mais informações, consulte Configurando a impressora para enviar fax.

  2. Configure as definições de fax com o software do fax. Para acessar o software do fax:

    Para usuários do Windows
    1. Clique em ou Iniciar.

    2. Clique em Todos os Programas ou Programas e selecione a pasta de programas da impressora na lista.

    3. Clique em Página inicial da impressora > Fax >Configurar impressora para enviar fax.

      O Assistente de configuração de fax é aberto.

    4. Inicie o assistente. Verifique se o serviço de telefone e a conexão correta estão selecionados. O assistente configura as definições de fax ideais com base na conexão.

    Para usuários do Macintosh
    1. Na pasta Aplicativos do Localizador, ou na Área de trabalho de localização, clique duas vezes na pasta da impressora.

    2. Clique duas vezes em Definições da impressora e configure as definições de fax.

O que é um separador e qual tipo devo usar?

Se não houver tomadas suficientes em sua residência ou se não houver portas suficientes em seu adaptador, você poderá usar um separador de telefone. Um separador divide o sinal de telefone e permite a conexão de vários dispositivos à tomada. Há duas ou mais portas onde você pode conectar os dispositivos. Não use um separador de linha.

Para verificar se está usando o separador correto, conecte um telefone analógico no separador e ouça o tom de discagem.

Qual é o número do meu fax?

Na maioria dos casos, o número do seu telefone é também o do fax. Se você assinar o serviço Detecção de padrão de toque diferente (DRPD, Distinctive Ring Pattern Detection), oferecido por companhias telefônicas, o número do fax será o mesmo que você atribuiu à impressora. Verifique se digitou o padrão de toque diferente correto para esse número no software do fax ou no menu Configuração de fax, no painel de controle da impressora.

Se houver mais de uma linha telefônica, verifique se digitou o número da linha à qual a impressora está conectada.

Qual é o meu prefixo de discagem?

O prefixo de discagem é o número ou série de números que você pressiona antes de discar o número do fax ou do telefone. Se a impressora estiver em um escritório ou em um sistema PBX, esse pode ser um número específico que deve ser pressionado para fazer uma chamada externa. Também pode ser o código de um país ou de área que deve ser inserido ao enviar fax para um local fora da sua cidade. Isso pode ser muito útil caso você precise enviar fax freqüentemente para o mesmo país ou área. Quando você define o prefixo de discagem no utilitário, a impressora insere o prefixo automaticamente quando você disca o número do fax ou do telefone.

O prefixo de discagem pode ter até 8 caracteres. Os caracteres válidos são os números 0-9, as letras P e W (maiúsculas e minúsculas) e os caracteres jogo-da-velha (#) e asterisco (*). Se você usar o software do fax para inserir o prefixo de discagem, talvez deva incluir também os caracteres sinal de subtração e vírgula.

Notas:

Quando devo configurar o Atendimento automático para Ativado?

O Atendimento automático está definido para Ativado por padrão, o que permite à impressora receber fax automaticamente.

Se a impressora estiver conectada à mesma linha telefônica que a secretária eletrônica, configure o Atendimento automático para Ativado para receber chamadas de voz e fax. Verifique se a secretária eletrônica está configurada para atender em menos toques do que está configurado na impressora. Isso permite que os outros dispositivos atendam às chamadas de voz primeiro. Se uma chamada for um fax, a impressora poderá detectar os sinais na linha e atender à chamada.

Quantos toques devo definir?

Se a impressora compartilhar uma linha com uma secretária eletrônica, defina-a para atender com um número maior de toques do que a secretária eletrônica. Por exemplo, se a secretária eletrônica atender as chamadas após quatro toques, defina a impressora para atender após seis toques. Assim, a secretária eletrônica atende as chamadas primeiro e suas chamadas de voz são recebidas. Se a chamada for um fax, a impressora detectará o sinal de fax na linha e assumirá a chamada.

Se a impressora estiver em uma linha de fax dedicada, você poderá definir que ela atenda depois do número de toques que desejar.

Como defino o toque diferente para a impressora?

A definição correta do toque é importante se você assinar o recurso Detecção de padrão de toque diferente (DRPD, Distinctive Ring Pattern Detection) oferecido por companhias telefônicas. Este recurso permite que você tenha diversos números de telefone em uma única linha telefônica. Cada número de telefone tem um padrão de toque distinto (Todos os toques, Somente com um toque, Somente com dois toques, Somente com três toques, Somente com dois ou três toques, Somente com um ou dois toques, Somente com dois ou três toques). Os diferentes padrões de toques informam que número de telefone foi discado e que dispositivo você deve usar para atender a chamada.

Atribua um dos seus números de telefone para a impressora como o número do fax, e defina que a impressora atenda o padrão de toque daquele número. Se o padrão for definido corretamente, a impressora tocará, mas não receberá o fax.

Toque distinto é também conhecido como Ident-a-Call, Smart Ring, Teen Ring, RingMaster ou IdentaRing.

  1. No painel de controle da impressora, navegue até:

     > Configurar >  > Configurar fax >  > Tocar e atender >  > Padrão de toque >

  2. Pressione os botões de seta para rolar até o padrão de toque desejado e pressione .

Como verificar o tom de discagem?

Se a linha telefônica estiver funcionando ou se a impressora estiver conectada corretamente à linha telefônica, você ouvirá um tom de discagem. Se houver problemas no envio e recebimento de fax, verifique se consegue ouvir um toque de discagem na linha e na impressora.

Verifique se a linha telefônica e a tomada estão funcionando
  1. Conecte um telefone analógico à tomada.

  2. Verifique se há um tom de discagem vindo do fone do telefone.

    Se houver, a linha telefônica e a tomada estão funcionando.

    Se você não ouvir um tom de discagem, conecte o telefone analógico na segunda tomada e verifique se é emitido um tom de discagem. Se for, a linha telefônica está funcionando, mas a primeira tomada não.

Verifique se a impressora está conectada corretamente à linha telefônica
  1. Com a impressora conectada a uma linha telefônica através da porta na parte de trás da impressora, conecte um telefone analógico à porta da impressora.

  2. Espere o tom de discagem.

    Se a linha telefônica estiver funcionando e se a impressora estiver conectada corretamente à linha telefônica, você ouvirá um tom de discagem.

Se você não ouvir um tom de discagem nem da tomada nem da impressora, consulte Lista de verificação da solução de problemas de fax.

Como posso ajustar o volume do alto-falante na impressora?

Escute o tom de discagem para verificar se a linha telefônica está funcionando e se os cabos e dispositivos estão conectados corretamente na rede de telefone. Se você definir impressora para receber fax manualmente, verifique se definiu o volume do toque alto o suficiente para ouvi-lo.

Ajustando o volume da discagem
  1. No painel de controle da impressora, navegue até:

     > Configurar >  > Configurar fax >  > Discar e enviar >  > Volume do alto-falante >

  2. Pressione os botões de seta para cima ou para baixo para selecionar uma definição de volume de discagem e pressione .

Ajustando o volume do toque
  1. No painel de controle da impressora, navegue até:

     > Configurar >  > Configurar fax >  > Tocar e atender >  > Volume do toque >

  2. Pressione os botões de seta para cima ou para baixo para selecionar uma definição de volume do toque e pressione .

Como posso garantir que as chamadas de fax vão para a impressora e as chamadas de voz vão para a secretária eletrônica?

Para garantir que a impressora atenda os fax recebidos, defina o Atendimento automático para Ativado, e a impressora para atender após um número mais alto de toques do que o da secretária eletrônica. Por exemplo, se a secretária eletrônica atender as chamadas após quatro toques, defina a impressora para atender após seis toques. Assim, a secretária eletrônica atende as chamadas primeiro e suas chamadas de voz são recebidas. Se a chamada for um fax, a impressora detectará o sinal de fax na linha e assumirá a chamada.

Que definições funcionam melhor com o serviço de correio de voz?

Correio de voz e fax poderão compartilhar a mesma linha telefônica se você assinar um serviço de toque diferente oferecido pela sua empresa telefônica. Este recurso permite que você tenha diversos números de telefone em uma única linha telefônica. Cada número de telefone tem um padrão de toque distinto (Todos os toques, Somente com um toque, Somente com dois toques, Somente com três toques, Somente com dois ou três toques, Somente com um ou dois toques, Somente com dois ou três toques). Os diferentes padrões de toques informam que número de telefone foi discado e que dispositivo você deve usar para atender à chamada.

Se você não tiver um serviço de toque diferente, configure a impressora para receber fax manualmente (Desativar o atendimento automático). Essa definição permite que você receba chamadas de voz e de fax, mas funciona melhor se você usar o correio de voz com maior freqüência. É necessário desligar o correio de voz sempre que você estiver aguardando um fax.

Como altero a resolução do documento que envio por fax?

A resolução, ou qualidade do fax, dos documentos que você envia, podem afetar a transmissão de fax. A máquina que recebe o fax talvez não ofereça suporte às altas resoluções e pode não conseguir receber o fax. Você pode corrigir isso ativando a Conversão de fax automática, mas a conversão automática pode resultar em um fax ilegível, principalmente se o documento original já estiver borrado.

Escolha uma qualidade de fax mais adequada para o recurso de recebimento da máquina de fax e para a qualidade do documento original.

Qualidade

Resolução em preto

Resolução colorida

Padrão

200 x 100

200 x 200

Alta

200 x 200

200 x 200

Superalta

300 x 300

200 x 200

Ultra-alta

300 x 300 (meio-tom)

200 x 200


Ao enviar um fax, após inserir o número do fax, pressione os botões de seta para selecionar uma qualidade de fax e, em seguida, pressione .

Como envio um fax em um horário agendado?

  1. No painel de controle da impressora, navegue até:

     > Fax

  2. Insira o número do fax do destinatário ou pressione Catálogo de endereços para selecionar um número na lista de Discagem rápida ou Discagem de grupo.

  3. Pressione os botões de seta para navegar até Programar fax.

  4. Digite a hora que você deseja enviar o fax e pressione .

  5. Pressione para começar a digitalizar o documento e para salvar o fax agendado.

    A impressora envia o fax no horário determinado. Não desligue a impressora ou tire-a da tomada da linha telefônica antes do horário agendado.

Como envio um fax usando um cartão de chamada telefônica?

  1. Pressione Tom de discagem.

    Você deverá ouvir o tom de discagem da linha telefônica.

  2. Insira as informações do cartão de chamada e quando estiver conectado à operadora de telefone atenda às solicitações.

  3. Quando for solicitado, digite o número de fax do destinatário e pressione .

Como fico sabendo se o fax foi encaminhado com sucesso?

Você pode definir a impressão de uma página de confirmação ou de um relatório de transmissão na impressora toda vez que enviar um fax. Esse relatório inclui a data e a hora em que o fax foi enviado. Se o trabalho de fax não for bem-sucedido, o relatório também incluirá a causa do erro.

  1. No painel de controle da impressora, navegue até:

     >Configurar > >Configuração de fax > >Relatórios de fax > >Impressão do registro de transmissão >

  2. Pressione os botões de seta para selecionar uma opção de impressão de relatório:

    • Se quiser imprimir um relatório toda vez que enviar um fax, selecione Imprimir registro.

    • Se não quiser imprimir o relatório, selecione Não imprimir registro.

    • Para economizar tinta e imprimir um relatório somente quando um trabalho de fax for bem-sucedido, selecione Imprimir apenas se houver erros.

  3. Pressione .

Como imprimo o histórico de fax da impressora?

Você pode imprimir relatórios de fax recebidos ou enviados, ou ambos.

  1. No painel de controle da impressora, navegue até:

     >Configurar > >Configuração de fax > >Relatórios de fax >

  2. Pressione os botões de seta para selecionar uma opção de impressão de relatório:

    • Para imprimir o registro de toda a atividade de envio e recebimento de fax, selecione Imprimir registro de trabalhos.

    • Para imprimir o registro de todas as chamadas realizadas para e da impressora, selecione Imprimir registro de chamadas.

Como imprimo um fax em frente e verso?

  1. No painel de controle da impressora, navegue até:

     > Configuração >  > Configuração de fax >  > Fax em frente e verso >

  2. Pressione os botões de seta para selecionar uma definição:

    • Sempre — O fax recebido nunca será impresso nos dois lados do papel, independentemente da definição do botão Frente e verso.

    • Sempre — O fax recebido sempre será impresso nos dois lados do papel, independentemente da definição do botão Frente e verso.

  3. Pressione .

Como encaminho um fax?

  1. No painel de controle da impressora, navegue até:

     > Configurar >  > Configurar fax >  > Tocar e atender >  > Encaminhar fax >

  2. Pressione os botões de seta para rolar até Encaminhar ou Imprimir& encaminhar e pressione .

  3. Usando o teclado, digite o número para o qual você desejar encaminhar o fax e pressione .

Quando você ativa essa opção, todos os fax recebidos são encaminhados automaticamente até você desativá-la.

Para desativar o encaminhamento de fax, volte para o menu Encaminhar fax e selecione Desativado.

Posso bloquear fax?

Você pode bloquear fax provenientes de números específicos. Pode também bloquear fax indesejados e enviados por remetentes não identificados (remetentes sem um Identificador de chamadas): Esse recurso é útil se você desejar receber fax automaticamente, porém, filtrando-os.

  1. Ative o bloqueio de fax.

    No painel de controle da impressora, navegue até:

     > Configurar >  > Configurar fax >  > Bloqueio de fax >  > Ativar/Desativar >  > Ativar >

  2. Adicione um número a ser bloqueado.

    1. Pressione os botões de seta para rolar até Adicionar e pressione .

    2. Use o teclado para digitar o nome da pessoa que você deseja bloquear.

    3. Pressione o botão de seta para baixo para mover o cursor para o campo Número.

    4. Use o teclado para inserir o número do fax e pressione .

    5. Repita as etapas 2b a 2d até adicionar todos os números que você deseja bloquear. Você pode bloquear até 50 números.

  3. Bloqueie fax não identificados (sem um Identificador de chamadas):

    1. Pressione os botões de seta para navegar até Bloquear sem ID e pressione .

    2. Pressione os botões de seta para navegar até Ativado e pressione para salvar a definição.

Posso recuperar fax perdidos?

A impressora salva o fax recebido na memória da impressora antes de imprimir o fax. Se a impressora ficar sem tinta ou sem papel, ela imprimirá o fax automaticamente após resolver o erro.

Se um fax não foi enviado ou recebido devido à falta de energia elétrica, a impressora enviará automaticamente os faxes que estavam prontos e/ou imprimirá os faxes recebidos, salvos na memória da impressora, quando a energia for restaurada.