A opção Desinstalar software remove o software de impressora atualmente instalado e os objetos de impressora que você especificar. Você pode utilizar esta opção para executar a desinstalação a partir do CD de drivers. Além disso, você pode remover o software da impressora ou os objetos do menu Iniciar ou utilizar o prompt de comandos. A remoção do software pelo prompt de comandos é realizada criando um script ou utilizando um comando que desinstale todo o software. O uso de um script para desinstalar o software ou a execução de uma desinstalação de script tem se mostrado semelhante aos procedimentos utilizados para instalar os drivers de impressora em estações de trabalho remotas ou Instalação de script.
Você pode desinstalar o software executando o programa de instalação deste CD. Para começar o processo de desinstalação do software pelo CD de drivers:
Você pode desinstalar o software a partir do menu Iniciar:
Além dos métodos descritos acima, também é possível remover os objetos de impressora e o software a partir do prompt de comandos utilizando um script de desinstalação ou o comando de desinstalação completo. Os scripts desenvolvidos para desinstalar os objetos de impressora e o software são muito semelhantes aos scripts de instalação. Enquanto a Instalação por script instala drivers de impressora e pré-configura os drivers com as configurações especificadas no script, a Desinstalação por script faz o inverso: remove todo o software e as configurações especificados. O script que você cria para desinstalar especifica o quê e o volume a ser removido de um item. Quando você executa seu script de desinstalação a partir do prompt de comandos, também pode adicionar parâmetros ao comando que determina se a operação de desinstalação inclui caixas de diálogo que requeiram intervenção do usuário (desinstalação silenciosa versus não silenciosa), se o sistema do usuário pode ser reinicializado, proibindo a reinicialização ou solicitando a reinicialização (opções de reinicialização).
A linguagem utilizada para criar um script de desinstalação e a estrutura de componentes no script permanecem semelhantes às criadas na instalação. Da mesma forma que os scripts de instalação, os scripts de desinstalação são constituídos de seções com chaves variáveis e seus valores (se solicitado). Para obter mais informações sobre os scripts e seus componentes, consulte a documentação de Instalação de script. É necessário ter o Adobe Acrobat Reader instalado para exibir este documento.
Por exemplo, um script de desinstalação segue este formato:
[Parent_Section]
Component=<flag>
Digite "Uninstall" em "Parent Section" para especificar que esta é uma operação que desinstala os componentes mencionados na seção "Component". A seção "flag" determina como desinstalar. Se o flag for igual a "1", o componente será removido se não tiver subcomponentes ou se todos os subcomponentes relacionados a ele tiverem sido removidos. Se o flag for igual a "2", o componente e todos os subcomponentes relacionados serão removidos.
Para executar seu script de desinstalação, digite o seguinte no prompt de comandos:
/I:<nome_do_arquivo_script>
Na seção <nome_do_arquivo_script>, substitua o nome do script de desinstalação que você criou e a extensão de arquivo .ini. Se o seu arquivo script for denominado "delete.ini", por exemplo; o comando será semelhante a:
/I: delete.ini.
Utilize a chave MVINetClientNew para desinstalar o cliente do MarkVision Professional. A chave somente irá desinstalar o cliente do MarkVision Professional desta versão do CD e das versões subseqüentes.
Você também pode remover todo o software de impressora instalado a partir do prompt de comandos utilizando o comando de desinstalação completa: UNINSTALL /ALL. Este comando remove todos os arquivos copiados para o computador durante o processo de instalação, todos os objetos de impressão, todas as entradas de registro e todas as portas de rede.
Se você não deseja que as caixas de diálogos que requerem intervenção do usuário apareçam durante a remoção do software e dos arquivos, é possível adicionar o parâmetro silencioso ou /S para fazer com que o processo de desinstalação seja executado no modo silencioso. Digite este parâmetro no prompt de comandos juntamente com o comando de desinstalação de script ou com o comando de desinstalação completa. Por exemplo, quando utilizado em conjunto com seu arquivo script (delete.ini, por exemplo), seu comando segue este formato:
/I: delete.ini /S
Ou, se utilizado com o comando de desinstalação completa, o comando segue este formato:
UNINSTALL /ALL /S
Utilizar o parâmetro silencioso garante que as caixas de diálogo ou outra interação com o usuário não serão necessárias para concluir a remoção dos objetos e do software.
Se for especificado um script que não existe ou que seja inválido, aparecerá uma mensagem informando que o script é inválido e o motivo pelo qual ele é inválido e que nenhum comando do script será executado. Essa mensagem aparecerá sob essas condições, mesmo que o script tenha sido escrito para rodar no modo silencioso utilizando o parâmetro de silêncio.
Um script é inválido se especificar a desinstalação de componentes que não residam no sistema ou se especificar a desinstalação de componentes que tenham subcomponentes dependentes. Os scripts inválidos não são executados, de forma que nada especificado no script é removido.
Durante o processo de desinstalação do software, pode aparecer uma mensagem pedindo para reinicializar seu computador, dependendo de quais componentes estão sendo desinstalados. Ao utilizar o parâmetro Reiniciar e um valor específico, você pode controlar como o computador tratará futuras situações de desinstalação em que a reinicialização é recomendada. Adicione este parâmetro e um dos três valores numéricos que correspondem ao nível de intervenção do usuário desejado. Os valores correspondentes são:
Opção: | Descrição |
/R:0 | Especifica que você não deseja permitir uma reinicialização mesmo se recomendada. |
/R:1 | Permite uma reinicialização automática, se necessária. Nenhuma intervenção do usuário é necessária. |
/R:-1 | Solicita ao usuário que reinicie o computador. Esta opção não é recomendada quando estiver utilizando o parâmetro silencioso. |
É importante observar que as opções de reinicialização serão ignoradas durante a desinstalação do software se nenhum parâmetro /I ou /S for incluído no comando. Se os parâmetros /I e /S não estiverem presentes, será solicitada uma reinicialização se o tipo de desinstalação que você estiver executando o exigir.
Observação: Não é possível desinstalar componentes de uma estação de trabalho remota.