Desinstalar software

A opção Desinstalar software remove o software de impressora atualmente instalado e os objetos de impressora que você especificar. Você pode utilizar esta opção para executar a desinstalação a partir do CD de drivers. Além disso, você pode remover o software da impressora ou os objetos do menu Iniciar ou utilizar o prompt de comandos. A remoção do software pelo prompt de comandos é realizada criando um script ou utilizando um comando que desinstale todo o software. O uso de um script para desinstalar o software ou a execução de uma desinstalação de script tem se mostrado semelhante aos procedimentos utilizados para instalar os drivers de impressora em estações de trabalho remotas ou Instalação de script.

Desinstalar o software a partir do CD de drivers

Você pode desinstalar o software executando o programa de instalação deste CD. Para começar o processo de desinstalação do software pelo CD de drivers:

  1. Clique em Software de impressora.
  2. Clique em Concordar para aceitar o contrato de licença.
  3. Selecione Desinstalar software e, a seguir, clique em Avançar.
  4. Selecione os componentes a serem desinstalados e clique em Avançar.
  5. Reveja as opções de desinstalação e clique em Desinstalar agora para concluir o processo de desinstalação.

Desinstalar o software a partir do menu Iniciar

Você pode desinstalar o software a partir do menu Iniciar:

  1. Clique em Iniciar.
  2. Clique em Programas.
  3. Navegue até Desinstalação do software da impressora para sua impressora.
  4. Selecione os componentes a serem desinstalados e clique em Avançar.
  5. Reveja as opções de desinstalação e clique em Desinstalar agora para concluir o processo de desinstalação.

Desinstalar o software a partir do prompt de comandos

Além dos métodos descritos acima, também é possível remover os objetos de impressora e o software a partir do prompt de comandos utilizando um script de desinstalação ou o comando de desinstalação completo. Os scripts desenvolvidos para desinstalar os objetos de impressora e o software são muito semelhantes aos scripts de instalação. Enquanto a Instalação por script instala drivers de impressora e pré-configura os drivers com as configurações especificadas no script, a Desinstalação por script faz o inverso: remove todo o software e as configurações especificados. O script que você cria para desinstalar especifica o quê e o volume a ser removido de um item. Quando você executa seu script de desinstalação a partir do prompt de comandos, também pode adicionar parâmetros ao comando que determina se a operação de desinstalação inclui caixas de diálogo que requeiram intervenção do usuário (desinstalação silenciosa versus não silenciosa), se o sistema do usuário pode ser reinicializado, proibindo a reinicialização ou solicitando a reinicialização (opções de reinicialização).

Desinstalação do script

A linguagem utilizada para criar um script de desinstalação e a estrutura de componentes no script permanecem semelhantes às criadas na instalação. Da mesma forma que os scripts de instalação, os scripts de desinstalação são constituídos de seções com chaves variáveis e seus valores (se solicitado). Para obter mais informações sobre os scripts e seus componentes, consulte a documentação de Instalação de script. É necessário ter o Adobe Acrobat Reader instalado para exibir este documento.

Por exemplo, um script de desinstalação segue este formato:

[Parent_Section]

Component=<flag>

Digite "Uninstall" em "Parent Section" para especificar que esta é uma operação que desinstala os componentes mencionados na seção "Component". A seção "flag" determina como desinstalar. Se o flag for igual a "1", o componente será removido se não tiver subcomponentes ou se todos os subcomponentes relacionados a ele tiverem sido removidos. Se o flag for igual a "2", o componente e todos os subcomponentes relacionados serão removidos.

Para executar seu script de desinstalação, digite o seguinte no prompt de comandos:

/I:<nome_do_arquivo_script>

Na seção <nome_do_arquivo_script>, substitua o nome do script de desinstalação que você criou e a extensão de arquivo .ini. Se o seu arquivo script for denominado "delete.ini", por exemplo; o comando será semelhante a:

/I: delete.ini.

Desinstalar o cliente do MarkVision Professional

Utilize a chave MVINetClientNew para desinstalar o cliente do MarkVision Professional. A chave somente irá desinstalar o cliente do MarkVision Professional desta versão do CD e das versões subseqüentes.

Desinstalação completa

Você também pode remover todo o software de impressora instalado a partir do prompt de comandos utilizando o comando de desinstalação completa: UNINSTALL /ALL. Este comando remove todos os arquivos copiados para o computador durante o processo de instalação, todos os objetos de impressão, todas as entradas de registro e todas as portas de rede.

Controlar intervenção do usuário: modo silencioso e opções de reinicialização

Modo silencioso

Se você não deseja que as caixas de diálogos que requerem intervenção do usuário apareçam durante a remoção do software e dos arquivos, é possível adicionar o parâmetro silencioso ou /S para fazer com que o processo de desinstalação seja executado no modo silencioso. Digite este parâmetro no prompt de comandos juntamente com o comando de desinstalação de script ou com o comando de desinstalação completa. Por exemplo, quando utilizado em conjunto com seu arquivo script (delete.ini, por exemplo), seu comando segue este formato:

/I: delete.ini /S

Ou, se utilizado com o comando de desinstalação completa, o comando segue este formato:

UNINSTALL /ALL /S

Utilizar o parâmetro silencioso garante que as caixas de diálogo ou outra interação com o usuário não serão necessárias para concluir a remoção dos objetos e do software.

Se for especificado um script que não existe ou que seja inválido, aparecerá uma mensagem informando que o script é inválido e o motivo pelo qual ele é inválido e que nenhum comando do script será executado. Essa mensagem aparecerá sob essas condições, mesmo que o script tenha sido escrito para rodar no modo silencioso utilizando o parâmetro de silêncio.

Um script é inválido se especificar a desinstalação de componentes que não residam no sistema ou se especificar a desinstalação de componentes que tenham subcomponentes dependentes. Os scripts inválidos não são executados, de forma que nada especificado no script é removido.

Opções de reinicialização

Durante o processo de desinstalação do software, pode aparecer uma mensagem pedindo para reinicializar seu computador, dependendo de quais componentes estão sendo desinstalados. Ao utilizar o parâmetro Reiniciar e um valor específico, você pode controlar como o computador tratará futuras situações de desinstalação em que a reinicialização é recomendada. Adicione este parâmetro e um dos três valores numéricos que correspondem ao nível de intervenção do usuário desejado. Os valores correspondentes são:

Opção: Descrição
/R:0 Especifica que você não deseja permitir uma reinicialização mesmo se recomendada.
/R:1 Permite uma reinicialização automática, se necessária. Nenhuma intervenção do usuário é necessária.
/R:-1 Solicita ao usuário que reinicie o computador. Esta opção não é recomendada quando estiver utilizando o parâmetro silencioso.

É importante observar que as opções de reinicialização serão ignoradas durante a desinstalação do software se nenhum parâmetro /I ou /S for incluído no comando. Se os parâmetros /I e /S não estiverem presentes, será solicitada uma reinicialização se o tipo de desinstalação que você estiver executando o exigir.

Observação: Não é possível desinstalar componentes de uma estação de trabalho remota.