Configuração do MVE para o gerenciamento automático de certificados

Noções básicas sobre o recurso de gerenciamento automatizado de certificados

Você pode configurar o MVE para gerenciar certificados de impressora automaticamente e, em seguida, instalá-los nas impressoras por meio da aplicação de configuração. O diagrama a seguir descreve o processo, ponto a ponto, do recurso de gerenciamento automatizado de certificados.

Um fluxograma que mostra o processo de gerenciamento automatizado de certificados

Os endpoints de autoridade de certificado, como o servidor CA e o endereço do servidor, devem ser definidos no MVE.

Os seguintes servidores CA são suportados:

Para obter mais informações, consulte os tópicos a seguir:

A conexão entre o MVE e os servidores CA deve ser validada. Durante a validação, o MVE comunica-se com o servidor CA para baixar a cadeia de certificados e a CRL (Certificate Revocation List, lista de revogação de certificados). O certificado do agente de registro ou o certificado de teste também é gerado. Esse certificado permite que o servidor CA confie no MVE.

Para obter mais informações sobre como definir os endpoints e a validação, consulte Configuração do MVE para gerenciamento automatizado de certificados.

Uma configuração definida como Usar o Markvision para gerenciar certificados de dispositivos deve ser atribuída e aplicada à impressora.

Para obter mais informações, consulte os tópicos a seguir:

Durante a aplicação, o MVE verifica a conformidade da impressora.

Para Certificado padrão do dispositivo

Para Certificado nomeado do dispositivo

Notas:

Configuração do MVE para gerenciamento automatizado de certificados

  1. Clique em o ícone de configurações no canto superior direito da página.

  2. Clique em Autoridade de certificações > Usar o servidor de autoridade de certificações.

    Nota: O botão Usar o servidor da autoridade de certificações aparece apenas ao configurar a autoridade de certificações pela primeira vez ou quando o certificado é excluído.
  3. Configure os parâmetros do servidor.

    • Servidor CA: o servidor CA (autoridade de certificações) que gera os certificados da impressora. Você pode selecionar OpenXPKI CA ou Microsoft CA Enterprise.

    • Endereço do servidor CA: o endereço IP ou o nome do host do seu servidor CA. Inclua o URL completo.

    • Senha de desafio — A senha necessária para validar a identidade do MVE no servidor de AC. Essa senha é necessária somente para a AC do OpenXPKI. Ela não é suportada na AC corporativa da Microsoft.

    No menu Protocolo do servidor de AC, se você selecionar o protocolo MSCEWS, precisará configurar o modo de autenticação do servidor. No menu Modo de autenticação do servidor de AC, selecione uma das seguintes:

    • Autenticação de nome de usuário e senha

    • Autenticação do certificado do cliente

    • Autenticação integrada do Windows

    Nota: Dependendo do servidor de AC, consulte Gerenciamento de certificados usando a autoridade de certificação da OpenXPKI, Gerenciando certificados usando a autoridade de certificações da Microsoft pelo SCEP ou Gerenciando certificados usando a autoridade de certificações da Microsoft pelo MSCEWS.
  4. Clique em Salvar alterações e validar > OK.

    Nota: A conexão entre o MVE e os servidores CA deve ser validada. Durante a validação, o MVE comunica-se com o servidor CA para baixar a cadeia de certificados e a CRL (Certificate Revocation List, lista de revogação de certificados). O certificado do agente de registro ou o certificado de teste também é gerado. Esse certificado permite que o servidor CA confie no MVE.
  5. Navegue de volta para a página Configuração do sistema e depois analise o certificado CA.

    Nota: É possível também fazer download ou excluir um certificado CA.

Configuração do Microsoft Enterprise CA com NDES

Visão geral

No cenário de implantação a seguir, todas as permissões são baseadas em permissões definidas nos modelos de certificado publicados no controlador de domínio. As solicitações de certificado enviadas à CA são baseadas em modelos de certificados.

Para essa configuração, verifique se você tem o seguinte:

Usuários necessários

Crie os seguintes usuários no controlador de domínio: