Solução de problemas de qualidade de cor

perguntas freqüentes sobre impressão em cores

O que são cores RGB?

As cores vermelho, verde e azul podem ser combinadas em diversas quantidades para produzir uma grande gama de cores observadas na natureza. Por exemplo, o vermelho e o verde podem ser combinados para criar o amarelo. Os televisores e monitores de computador criam as cores dessa maneira. A cor RGB é um método de descrever as cores indicando a quantidade de vermelho, verde ou azul necessária para produzir uma cor em particular.

O que são cores CMYK?

Tintas ou toners nas cores ciano, magenta, amarelo e preto podem ser impressos em diversas quantidades para produzir uma grande gama de cores observadas na natureza. Por exemplo, o ciano e o amarelo podem ser combinados para criar o verde. As prensas de impressão, impressoras a jato de tinta e impressoras a laser coloridas criam as cores dessa maneira. A cor CMYK é um método de descrever as cores indicando a quantidade de ciano, magenta, amarelo e preto necessária para reproduzir uma cor em particular.

Como a cor é especificada em um documento para impressão?

Os programas de software normalmente especificam as cores dos documentos usando combinações de cores RGB ou CMYK. Além disso, eles permitem que os usuários modifiquem a cor de cada objeto de um documento. Para obter mais informações, consulte os tópicos da Ajuda do programa.

Como a impressora sabe qual cor deve imprimir?

Quando um usuário imprime um documento, informações descrevendo o tipo e a cor de cada objeto são enviadas à impressora. As informações sobre as cores são transmitidas por meio de tabelas de conversão de cores, que convertem as cores nas quantidades apropriadas de toner ciano, magenta, amarelo e preto necessárias para produzir a cor desejada. As informações sobre o objeto determinam a aplicação das tabelas de conversão de cores. Por exemplo, é possível aplicar um tipo de tabela de conversão de cores ao texto e, ao mesmo tempo, outra tabela para as imagens fotográficas.

Por que a cor impressa não corresponde à cor que eu vejo na tela do computador?

As tabelas de conversão de cores usadas no modo Correção cores Automático geralmente se aproximam das cores de um monitor de computador padrão. No entanto, devido a diferenças de tecnologia existentes entre impressoras e monitores, muitas cores também podem ser afetadas pelas variações entre os monitores e as condições de iluminação. Para obter recomendações sobre como as páginas de amostras de cores da impressora podem ser úteis na solução de determinados problemas de correspondência de cores, consulte a pergunta “Como posso chegar a uma cor em particular (como a cor de um logotipo)?”.

A página impressa aparece com cores muito fortes. É possível ajustar a cor?

Às vezes, as cores de uma página impressa podem parecer muito fortes (por exemplo, toda a impressão parece estar muito avermelhada). Isso pode ser causado por condições ambientais, pelo tipo de papel, por condições de iluminação ou pela preferência do usuário. Nessas situações, ajuste a configuração Equilíbrio de cores para obter a cor de sua preferência. Com o ajuste de cores, o usuário pode realizar pequenos ajustes na quantidade de toner usada em cada plano de cor. A seleção de valores positivos ou negativos para ciano, magenta, amarelo e preto (no menu Equilíbrio de cores) aumentará ou diminuirá levemente a quantidade de toner usada para a cor escolhida. Por exemplo, se uma página impressa tiver uma cor vermelha muito forte, a redução do magenta e do amarelo poderá melhorar o equilíbrio de cores.

Minhas transparências coloridas ficam escuras quando projetadas. Posso fazer algo para melhorar as cores?

Esse problema ocorre mais comumente quando as transparências são projetadas com retroprojetores refletivos. Para obter a máxima qualidade nas cores projetadas, são recomendados os retroprojetores transmissivos. Se for utilizado um projetor refletivo, o ajuste das configurações de Tonalidade do toner com os valores 1, 2 ou 3 irá clarear a transparência. Certifique-se de usar o tipo recomendado de transparências coloridas.

O que é a correção de cores manual?

Quando a correção de cores manual está ativada, a impressora emprega tabelas de conversão de cores selecionadas pelo usuário para processar os objetos. No entanto, a configuração Correção cores deverá estar definida como Manual, caso contrário, nenhuma conversão de cores definida pelo usuário será implementada. As configurações de correção de cores manual são específicas do tipo de objeto que está sendo impresso (texto, gráficos ou imagens) e de como a cor do objeto é especificada no programa (combinações RGB ou CMYK).

Notas:

  • A correção de cores manual não será útil se o programa não especificar as cores com combinações RGB ou CMYK. Ela também não será eficaz nas situações em que o programa ou o sistema operacional do computador controlar o ajuste de cores.
  • As tabelas de conversão de cores — aplicadas a cada objeto quando a configuração Correção cores está definida como Automático — geram as cores preferenciais para a maioria dos documentos.

Para aplicar manualmente uma tabela de conversão de cores diferente:

  1. No Menu qualidade, selecione Correção cores e Manual.

  2. No Menu qualidade, selecione Cor manual e escolha a tabela de conversão de cores apropriada para o tipo de objeto afetado.

Tipo de objeto

Tabelas de conversão de cores

Imagem RGB

Texto RGB

Gráfico RGB

  • Cores vivas — Produz cores mais brilhantes e saturadas e pode ser aplicada a todos os formatos de cores recebidos.

  • Vídeo sRGB — Produz uma saída que se aproxima das cores exibidas em um monitor de computador. O uso do toner preto é otimizado para a impressão de fotos.

  • Exibir — preto real — Produz uma saída que se aproxima das cores exibidas em um monitor de computador. Usa apenas o toner preto para criar todos os níveis de cinza neutro.

  • Cores vivas sRGB — Fornece uma saturação de cores maior para a correção de cores Vídeo sRGB. O uso do preto é otimizado para a impressão de gráficos comerciais.

  • Desat. — A correção de cores não é implementada.

Imagem CMYK

Texto CMYK

Gráfico CMYK

  • US CMYK — Aplica a correção de cores para se aproximar da saída de cores SWOP (Specifications for Web Offset Publishing).

  • Euro CMYK — Aplica a correção de cores para se aproximar da saída de cores EuroScale.

  • Cores vivas CMYK — Aumenta a saturação das cores da configuração de correção de cores US CMYK.

  • Desat. — A correção de cores não é implementada.


Como posso chegar a uma cor em particular (como a cor de um logotipo)?

No Menu qualidade da impressora, estão disponíveis nove tipos de conjuntos de Amostras de cores. Eles também podem ser encontrados na página de Amostras de cores do Servidor da Web incorporado. A seleção de qualquer conjunto de amostras gera uma impressão de várias páginas com centenas de caixas coloridas. Uma combinação CMYK ou RGB aparecerá em cada uma das caixas, dependendo da tabela selecionada. A cor observada em cada caixa é obtida passando-se a combinação CMYK ou RGB indicada na caixa pela tabela de conversão de cores selecionada.

Ao examinar os conjuntos de Amostras de cores, um usuário pode identificar a caixa cuja cor é a mais próxima da cor desejada. A combinação de cores indicada na caixa pode, então, ser utilizada para modificar a cor do objeto em um programa. Para obter mais informações, consulte os tópicos da Ajuda do programa. A correção de cores manual pode ser necessária para o uso da tabela de conversão de cores selecionada em um determinado objeto.

A seleção do conjunto de Amostras de cores a ser usado para um determinado problema de correspondência de cores depende da configuração Correção cores em uso (Automático, Desat. ou Manual), do tipo de objeto impresso (texto, gráficos ou imagens) e de como a cor de cada objeto foi especificada no programa (combinações RGB ou CMYK). Quando a configuração Correção cores da impressora está definida como Desat., a cor é baseada nas informações do trabalho de impressão e a conversão de cores não é implementada.

Nota: As páginas de amostras de cores não serão úteis se o software não especificar as cores com combinações RGB ou CMYK. Além disso, haverá certas situações nas quais o programa ou o sistema operacional do computador ajustará as combinações RGB ou CMYK especificadas no programa por meio do gerenciamento de cores. A cor impressa resultante pode não corresponder exatamente à das páginas de Amostras de cores.

O que são as Amostras de cores detalhadas e como posso acessá-las?

As Amostras de cores detalhadas estão disponíveis apenas pelo Servidor da Web incorporado de uma impressora de rede. Um conjunto de Amostras de cores detalhadas contém uma faixa de sombras (exibidas como caixas) que são similares a um valor de RGB ou CMYK definido pelo usuário. A semelhança das cores do conjunto depende do valor inserido na caixa Incremento de RGB ou CMYK.

Para acessar um conjunto de Amostras de cores detalhadas no Servidor da Web incorporado:

  1. Digite o endereço IP ou o nome de host da impressora no campo de endereço do navegador da Web.

    Nota: caso você não saiba o endereço IP ou o nome de host da impressora, você pode:
    • Exibir as informações na tela Bem-vindo do painel de controle da impressora, ou na seção TCP/IP, no menu Rede/Portas.

    • Imprimir uma página de configuração de rede ou de definições de menu e localizar as informações na seção TCP/IP.

  2. Clique em Configuração > Amostras de cores > Opções detalhadas.

  3. Selecione uma tabela de conversão de cores.

  4. Insira o número da cor RGB ou CMYK.

  5. Insira um valor incremental de 1 a 255.

    Nota: Quanto mais próximo de 1 for o valor, mais limitada será a faixa de amostras de cores.
  6. Clique em Imprimir.