Cartão

O cartão é um material rígido, cuja rigidez varia de acordo com a maneira como é fabricado. A orientação das fibras do papel (direção da fibra), teor de umidade, espessura, textura e outras propriedades podem afetar significativamente a impressão. Pré-impressão, perfuração, vincagem e outros recursos comuns aos formulários também podem afetar a impressão. Por exemplo, pré-impressão apresenta componentes voláteis semilíquidos que devem suportar as altas temperaturas usadas na impressão a laser. Perfurações e vincos podem causar aninhamento ou intertravamento, o que pode causar atolamentos de papel e alimentação de folhas duplas.

Em geral, recomendamos uma estrutura de camada única de 100% de madeira quimicamente removida com um acabamento de pergaminho. Antes de comprar grandes quantidades de cartão, certifique-se de testar amostras do material de impressão em sua impressora.

Diretrizes de papel-cartão

Características do cartão

Peso

O peso do papel-cartão afeta significativamente a qualidade de impressão e a confiabilidade da alimentação do material. Para obter mais informações, consulte Peso base .

Nem todas as impressoras conseguem imprimir em material de capa. O material da capa geralmente é mais grosso e não é capaz de fazer curvas no caminho do papel da impressora, resultando em atolamentos de papel e problemas de alimentação. Além disso, ao usar uma impressora a laser, o toner é puxado para o papel por meio de uma carga elétrica. Se o papel for muito grosso, pode não haver tensão suficiente para puxar o toner para o papel corretamente, resultando em baixa qualidade de impressão.

Dependendo do modelo da sua impressora, material com espessura superior a 0,30 mm (0,012 pol.) pode apresentar problemas de confiabilidade de alimentação, e material mais espesso que 0.17 mm (0,007 pol.) pode reduzir a qualidade de impressão. Entre em contato com seu fornecedor para determinar o peso de qualquer papel-cartão que você usa atualmente.

Para obter informações sobre os pesos de papel-cartão que sua impressora suporta, consulte as especificações individuais da impressora neste documento.

Orientação de fibras

As fibras referem-se ao alinhamento das fibras do papel em uma folha. O papel pode ter fibras longas, estendendo-se ao longo do comprimento do papel, ou fibras curtas, estendendo-se ao longo da largura do papel.

A orientação das fibras contribui para a rigidez do papel-cartão e afeta a confiabilidade da alimentação. A orientação de fibras recomendada depende do peso do papel-cartão e se a impressora alimenta o papel pela borda curta primeiro ou pela borda longa primeiro. Para cartuchos mais leves, recomendamos fibras longas para reduzir possíveis problemas de curvatura. As curvas podem diminuir a capacidade do formato se mover segurança pela impressora.

A maioria das impressoras alimenta o papel pela borda curta primeiro. Se a impressora suportar tamanhos de papel maiores, como 11 x 17 pol. ou A3, ela pode alimentar primeiro alguns tamanhos de papel pela borda longa. Para obter mais informações, consulte a documentação fornecida com a impressora.

Para materiais alimentados com borda curta primeiro

Recomenda-se fibras curtas para papel mais pesado que 135 g/m 2 .

Fibras longas são recomendadas para papel mais leve do que 135 g/m 2 .


Para materiais alimentados com borda long primeiro

Recomenda-se fibras longas para papel mais pesado que 135 g/m 2 .

Fibras curtas são recomendadas para papel mais leve do que 135 g/m 2 .


Para mais informações sobre a direção recomendada das fibras para papel-cartão, consulte Suporte de papel específico da impressora .

Revestimentos

A textura da superfície e os revestimentos no papel-cartão afetam significativamente a aderência do toner (grau do fusor), a qualidade da impressão e a confiabilidade da alimentação. Recomendamos um acabamento de pergaminho para o melhor desempenho de impressão. Não recomendamos revestimentos brilhantes e superfícies escorregadias ou superfícies que imitem acabamentos definidos (papel brilhante e não papel-cartão brilhante é aceitável para algumas impressoras). A lisura do papel afeta diretamente a qualidade da impressão. Se o papel estiver muito áspero, o toner não se fundirá ao papel adequadamente. Se o papel estiver muito liso, isso pode afetar a confiabilidade da alimentação. Recomendamos a lisura de 50 a 300 pontos Sheffield (50 Sheffield é ideal) para impressoras a laser coloridas. Para impressoras a laser monocromáticas, recomendamos de 150 a 250 pontos Sheffield. Usar mídia superior a Sheffield 300 pode resultar em degradação de impressão.

Para mais informações sobre as recomendações individuais da Sheffield para impressoras, consulte Suporte de papel específico da impressora .

Pós de offset

Não recomendamos o uso de pós de offset ou outros materiais estranhos para acelerar a secagem. Pós de offset são usados pelas gráficas para evitar que as páginas impressas se colem. O pó é normalmente pulverizado na página impressa imediatamente antes de chegar no empilhador na impressora de impressão offset. Este pó é uma camada intermediária entre duas folhas de papel, evitando que a tinta seja transferida de uma folha para outra.